Coluna

Olha essa!

Notas pitorescas sobre política, negócios e entretenimento na ilha De Las Picotas.

Análise do Durango. Três vagas asseguradas. Acústico do Davi. Volta do Fred. Parto na ambulancha.

Coisas da ilha

Ao entardecer, o craque Júnior Preto Juju, pilotando seu drone, foi buscar essa bela imagem de uma multidão caminhando pela avenida Nações Unidas, em um evento político realizado na terça-feira. Daqui a 10 dias, o povo escolhe seus representantes.


Água gelada

O publicitário Durango Duarte, diretor executivo da Perspectiva Mercado e Opinião, em uma live na terça-feira, deu um banho de água gelada nas pretensões de alguns candidatos parintintin. A empresa, há quase três décadas, se destaca pela expertise em divulgar pesquisas eleitorais.

Água gelada II

Com base nas pesquisas, Durango analisou as vagas que cada partido ou federação poderão ter conforme o coeficiente eleitoral. De acordo com os números levantados, Parintins terá três representantes no parlamento.

Durango Duarte
Durango Duarte: a chance de cada um

Bem na foto

O publicitário considera asseguradas as vagas de Saullo Vianna (UB) e Marcelo Ramos (PSD) para federal, e Mayra Dias (Avante) para estadual. Os demais candidatos não teriam chances.

Marcelo, Mayra e Saullo: cotados para representar Parintins.
Marcelo, Mayra e Saullo: cotados para representar Parintins.

Ácido 

Ao analisar as vagas do Partido Liberal (PL) para Assembleia Legislativa, o publicitário comentou: “o Tony Medeiros que é deputado, esse volta pra Parintins porque não tem a menor chance de disputar o processo eleitoral”. Essa declaração enfureceu as pessoas próximas ao candidato.

Ácido II

Nas projeções de Durango, o PL faz dois deputados estaduais, podendo fazer três. Ele acredita que essas vagas serão disputadas pelo Delegado Péricles, Cabo Maciel, Terezinha Ruiz e Débora Menezes.

Na frente

Segundo o publicitário, o Avante faz três deputados estaduais e tem grande possibilidade de fazer quatro. Pela ordem, Daniel Almeida, Mayra Dias e Abdala Fraxe.

Brasília

Para a Câmara Federal, Durango considera que o partido União Brasil faz um ou dois deputados. “A primeira vaga do União Brasil deverá ser preenchida pelo atual deputado estadual Saullo Vianna. A possível segunda vaga pode ficar entre Pauderney Avelino, Fausto Júnior e Coronel Bonates”.

Brasília II

“A disputa pelas duas vagas do PSD está entre os deputados Marcelo Ramos, Sidney Leite e Átila Lins”. Durango afirma que “a diferença entre o segundo e o terceiro não superará 10 mil votos”. Ele aponta uma briga acirrada pela segunda vaga.

Experiência

Se confirmarem as projeções do publicitário, quem perde? Ninguém perde. Uns ganham experiência, outros aprendem a lição.

Braços erguidos

Jender Lobato, irmão do candidato Jander (PSB), afirma que os comentários do publicitário Durango Duarte servem de alerta e não esmorece a campanha. “Se o PSB tem possibilidade de fazer um deputado estadual, nós vamos em busca dessa vaga”, disse o presidente do Caprichoso.

Jender Lobato
Jender Lobato: na luta por uma vaga

Braços erguidos II

Durango Duarte vê dificuldades no PSB em atingir o coeficiente eleitoral. Se conseguir, ele credencia Serafim Correa para a vaga.

Passando a régua

Márcio Paixão (Avante) aterrisou na ilha. Desembarcou com uma mochila pesada nas costas. Um curioso comentou: “ele foi bem buscar a graxa”. Um assessor do candidato ouviu e se antecipou: “graxa só no 2⁰ turno. Veio muito santinho. Quer um?”. Totonho Assis, que estava de plantão desde às 10h no aeroporto, ouviu tudo, saiu de lá triste e com o carro no “prego” de gasolina.

Márcio Paixão
Márcio Paixão: chegou a hora da onça beber água.

Fenômeno

A equipe que acompanha Mayra Dias (Avante), tanto nos bairros como na zona rural do município, afirma que a candidata vai surpreender nas urnas. “O carinho que ela recebe das pessoas impressiona. Ontem, em Nhamundá, não foi diferente”, disse um fotógrafo acostumado a cobrir eleições.

Líder

O jovem candidato a deputado federal, Amom Mandel, esteve na Ilha. Chegou às 16h e fez reunião às 18h no Dom Arcângelo. O vereador de Manaus lidera as intenções de voto em todas as pesquisas. É visto como um fenômeno eleitoral.

Amom Mandel: a um passo de se tornar deputado federal.

O rei voltou

David Assayag está de volta às noites parintinenses. O salão nobre do Amazon River Hotel abre suas portas para receber A Voz da Amazônia em um show acústico de extremo bom gosto. Será no dia 14 de outubro, véspera do feriado. Frank Freitas assina a produção.

Davi Assayag: o bom gosto musical no River.
Davi Assayag: o bom gosto musical no River.

O rei voltou II

Depois de representar o Garantido na festa do Bicentenário da Independência, a galera da Baixa pergunta se o rei voltou. Com a crise instalada no garrote após a derrota, David Assayag entregou o posto de levantador de toada.

O rei voltou III

David é considerado patrimônio do Festival Folclórico de Parintins. É um símbolo da ilha que deve ser preservado com dignidade e respeito.

Alma vermelha

Já que o papo é Garantido. Fred Góes já acertou seu retorno à Cidade Garantido. A única questão que ficou para ser resolvida é em relação ao nome Comissão de Arte. Fred tem resistência ao nome DGE. Não é só ele.

Fred Goes
Fred Góes: de volta ao seu aconchego.

Alma vermelha II

A volta de Fred Góes vai para conta de Adson Buretama. O PM está com toda força. (PM quer dizer Primeiro-Ministro).

Cachaça

Finalmente inaugurou o Aldeia Gastro Bar. O lugar vem recebendo vários elogios. Elegante e cheio de coisas maravilhosas. Gastronomia e drinks de primeira. Beleza!

Sugestão

Nesse calor, um ventilador está no mesmo patamar de uma cesta básica. Os comitês eleitorais estão percebendo essa tendência. Em segundo lugar vem conta de luz, depois carga de gás.

Loucura

Chega a informação de que um vereador amalucado passou de moto em alta velocidade na rua Paraíba, falando no celular, com uma botija de gás amarrada na cela e uma caixa de isopor em cima do tanque de gasolina. Pendurado no guidon, um saco plástico cheio de bolacha de motor.

Loucura II

“Foi pro rumo da Francesa. Por pouco ele não atropela uma senhora”, disse pelo celular um cidadão de nome Pedro.

Comentário

Assessoria de Wilson Lima (UB) torce para que Eduardo Braga (MDB) não vá para o 2⁰ turno. Braga pode colar em Lula, assim como Wilson em Bolsonaro. O jogo pode embolar.

Wilson Lima e Eduardo Braga
Wilson x Eduardo: um duelo que passa a ser considerado para o 2⁰ turno.

Comentário II

Bolsonaro é forte na capital e Lula é muito forte no interior.

Terrível

A campanha eleitoral entra na fase que para muitos é conhecida como “a semana da agonia”, a semana da eleição. Nessa fase, alguns candidatos fazem malabarismo para honrar seus compromissos. Nem sempre conseguem. Os cabos eleitorais correm da sala pra cozinha. A cada desdobro, dezenas de votos migram de lugar.

Esforço

Juscelino Manso precisa repensar o horário das pedaladas de sua equipe. Agora não adianta mais. Que sirva de lição para 2024. Os contratados andam enfileirados pelas ruas da cidade com as bandeiras dos candidatos presas na bicicleta. Nesse calor infernal, pedalar à tarde passa a ser um castigo.

Estranho

As vaias que o governador Wilson Lima (UB), candidato a reeleição, levou no comício do presidente Jair Bolsonaro (PL), na tarde de ontem, em Manaus, deixou sua equipe perplexa. “Como isso pode ter acontecido?”, era o que todos se perguntavam.

Estranho II

O governador Wilson Lima, líder nas pesquisas, foi ao comício do presidente Bolsonaro para levar o seu apoio. A reação dos bolsonaristas foi tão ruidosa que não permitiu que ele falasse. “Durma com um barulho”, disse um aliado de Wilson, agora ex-bolsonarista.

Bebê a bordo

Nesta quarta-feira, dia 21, a jovem Sofia Fragata Marques, de 18 anos, deu à luz a pequena Ágata a bordo da ambulancha de Vila Amazônia. O parto foi feito pela enfermeira da UBS Francisco Lupino, Adriely Oliveira, auxiliada pela equipe de Resgate.

Bebê a bordo II

“Na ambulancha eu não aguentei, a bolsa rompeu e fui atendida. Ainda bem que deu tudo certo”, contou Sofia. Após o parto, a mãe, a pequena Ágatha e o pai Marcos Antônio foram ao Hospital Jofre Cohen, onde receberam os cuidados da Equipe da unidade hospitalar.

Marcos, Sofia e Ágatha: depois do susto, o alívio.
Marcos, Sofia e Ágatha: depois do susto, o alívio.

Pergunta da Semana



O primeiro a gente já sabe. Quem será o 2⁰ pra federal aqui na ilha? 🤔

Até a próxima!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.