Coluna

Olha essa!

Notas pitorescas sobre política, negócios e entretenimento na ilha De Las Picotas.

Carmona diz não. Vereadora dá balde. Márcia é federal. Pesadelo do Artur. Parintins 100% fibra ótica

Coisas da ilha

O craque Éder Repolho fez o registro de uma senhorinha passeando tranquilamente ao  meio dia, em um triciclo, sob a proteção da padroeira e da famosa "sombrinha". O sol tava de lascar. Para os próximos dias a previsão é de 37⁰.

O craque Éder Repolho fez o registro de uma senhorinha passeando tranquilamente ao meio dia, em um triciclo, sob a proteção da padroeira e da famosa “sombrinha”. O sol tava de lascar. Para os próximos dias a previsão é de 37⁰.


Esperança

A vereadora Márcia Baranda (MDB) oficializou seu nome como candidata a deputada federal. Márcia sonha em repetir as votações de Ozofran Azedo, dos Carbrás, dos Medeiros e do Dodozinho Carvalho. Vai ser um filme com Tom Cruise: missão impossível!

Márcia Baranda
Márcia Baranda: candidata a federal de olho na prefeitura.

Esperança II

Os tempos são outros, os ares são outros, o palco é outro e nesse tabuleiro só existe rei. Além dos “de fora” que sempre levam alguma coisa, tem os exponenciais “pratas da casa”: Saullo Vianna (União Brasil), Marcelo Ramos (PSD), Israel Paulain (Cidadania) e Márcio Paixão (Avante). Paixão nem tanto.

Esperança III

Em Parintins, pretensos candidatos à prefeitura municipal se aventuram a deputado federal na esperança de serem bem votados para carimbar suas pretensões. Exceção foi o Dodozinho. Este ano não vai colar, a não ser que o Saullo ou o Marcelo estejam interessados.

Registro 

Com o número 70125, Mayra Dias (Avante) registrou sua candidatura à deputada estadual. Cabocla, empreendedora, jornalista, mãe e mulher ousada, Mayra está preparada para mais um desafio. Determinada, a Miss Brasil 2018 entra forte na disputa eleitoral. Além de Parintins, 15 municípios já abraçaram sua causa.

Ao lado do esposo Bi Garcia, Mayra se credencia a uma vaga na Aleam.
Ao lado do esposo Bi Garcia, Mayra se credencia a uma vaga na Aleam.

Velocidade

Até dezembro, Parintins vai ter sua Internet 100% fibra ótica. A infovia subfluvial 01, que liga Santarém até Manaus, já entrou em execução. Mil quilômetros de cabos já estão sendo colocados no leito do rio Amazonas e vão “atracar” em 09 cidades. A estrutura permite tráfego de dados a 100 gigabits por segundo. É o Norte Conectado.

Arrancada

Depois do registro a deputado federal, Saullo Vianna se prepara para a primeira grande manifestação em torno de sua candidatura. Em uma emissora local, o deputado afirmou que “a exemplo da eleição passada, o pontapé inicial da minha campanha será aqui em Parintins, berço da minha família”. O evento será depois do dia 16.

Saullo Vianna: tudo começa por Parintins.
Saullo Vianna: tudo começa por Parintins.

Zoom

O presidente Jender Lobato tem comentado que vai acompanhar de perto o processo sucessório no Boi Caprichoso. Ele não pode ser reeleito, o estatuto não permite. Atento, vai procurar indicar o caminho das pedras para que o Boi não seja laçado novamente.

Zoom II

Nesta eleição partidária, Jender tem um compromisso pela frente. Seu irmão Jander Lobato (PSB), vereador de Manaus, disputa uma vaga na Assembleia Legislativa. Em alta, Jender vai em busca de votos para seus candidatos.

Com popularidade nunca vista, Jender Lobato entra na campanha por seus candidatos.
Com popularidade nunca vista, Jender Lobato entra na campanha por seus candidatos.

Balde

Depois de entoar o canto da sereia para Pauderney Avelino (União Brasil), Fausto Jr (União Brasil), Sidney Leite (PSD) e Saullo Vianna (União Brasil), a vereadora rainha encantou o Coronel Bonates. Ele foi o escolhido para deputado federal. Começou bem!

Berrante

Como quem não quer nada, o vice do Caprichoso, Karu Carvalho, está sendo incentivado a subir de posto. O reconhecimento pela sua atuação no galpão de alegorias fez ele ganhar uma “rayovac” novinha.

Ciranda

O ex-levantador de toadas do Boi Garantido Sebastião Junior vai fazer sua estreia na Ciranda de Manacapuru. Ele é o mais novo cantador da Tradicional. O evento acontece entre os dias 26 e 28 de agosto. Sabá se apresenta dia 27. Seu retorno à Baixa está previsto somente para 2024.

Sebastião Jr faz sua estreia dia 27 como Cantador da Ciranda Tradicional em Manacapuru.
Sebastião Jr faz sua estreia dia 27 como Cantador da Ciranda Tradicional em Manacapuru.

Sondagem

Um quase novo diretor do Boi Garantido está buzinando no ouvido do presidente Antônio Andrade para trazer de volta Patrick Araújo. Uma senhora lúcida, gerenciadora de crises, perguntou: “na atual conjuntura, tu achas que ele volta?”

Depois do estrondoso sucesso no espetáculo Lendas Amazônicas, Patrick Araújo pode receber outro convite.
Depois do estrondoso sucesso no espetáculo Lendas Amazônicas, Patrick Araújo pode receber outro convite.

Represália

A nova diretoria do Garantido (ninguém sabe se tá valendo depois de anulada) tem atração por confusão. Depois de ameaçar os sócios inadimplentes, agora, sem nenhum sentido, divulga uma lista de artistas que estão proibidos de trabalhar no boi para o próximo ano. São profissionais de alegorias e tribos. Essa turma gosta de brincar com fogo.

Avanços

Três conquistas importantes para a saúde do município foram realizadas em menos de um ano. O prefeito Bi Garcia (União Brasil) conseguiu para o hospital Jofre Cohen a implantação de 11 leitos de UTI, um Centro de Neonatologia e duas máquinas de Hemodiálise. Como diz o Edmundo Oran “vai ficar na história da tua memória”.

Bi Garcia: conquistas que ficam na memória da saúde no município.

Pau da barraca

O resultado do 17⁰ Festival Folclórico do Mocambo mexeu com os nervos do presidente do bumbá Touro Branco, vice-campeão na disputa com Espalha Emoção. “Somos campeões na visão geral. Não damos tracajá e nem agrado pra jurado”, disparou Artur Martins. No próximo, Salvador Leal será convidado.

Caribé

O candidato a deputado federal Israel Paulain (Cidadania) conseguiu um fato que merece registro. Amazonino Mendes (Cidadania), em disputa pelo governo do Amazonas, fez as pazes com seu antigo desafeto político, o ex-prefeito de Parintins, Raimundo Reis, o Xibiu. Deixaram para trás as mágoas e os pijamas.

Amazonino e Reis: chumbo trocado não dói.
Amazonino e Reis: chumbo trocado não dói.

Pirangagem

Depois de registradas as candidaturas à Câmara Federal, já tem gente apostando quem leva a melhor: Márcia Baranda (MDB) ou Orsine Junior (PSD). A disputa começou no Kwati Club.

Memória

Descendente de uma das 100 famílias de judeus que chegaram a Parintins desde 1850, o publicitário Leão Azulay trabalha a preservação da imigração judaica no Amazonas, registrada nas lápides dos cemitérios. Parintins foi um dos primeiros a decretar “o cemitério dos judeus” como patrimônio histórico do município.

Leão Azulay: a história preservada nos cemitérios.
Leão Azulay: a história preservada nos cemitérios.

Pesadelo

Repercute nas redes sociais uma nota assinada pelos familiares do engenheiro Flavio Rodrigues dos Santos, morto em 2019, repudiando as declarações do candidato ao senado Artur Neto (PSDB). Em vídeo, o ex-prefeito de Manaus considerou uma “tragédia” a morte do engenheiro, apontou um culpado e disse que o caso está sendo explorado como perseguição política.

Pesadelo II

Em uma noite de sexo e droga na residência de Alejandro Valeiko, enteado de Artur Neto, prefeito de Manaus na época, Flávio Rodrigues foi assassinado. Horas depois, a mãe e a irmã de Valeiko, além de um carro oficial da prefeitura de Manaus e um agente da Casa Militar do município, chegaram ao local. Manchas de sangue foram removidas e o corpo da vítima foi levado e abandonado em um lugar distante

Pesadelo III

Ao assistir o vídeo, a família de Flávio reagiu. “Não mencione publicamente a nossa dor (…) Quanto à preocupação com a sua vida política, se resta alguma dúvida de sua parte, que fique claro que nós, familiares e amigos do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos, não precisaremos explicar os motivos de não apoiarmos sua candidatura. Nessa eleição nossa hastag é #ForaArthurNeto!”

Maluquinho

E o Babá Tupinambá? No meio político se diz que é uma carta amarrotada fora do baralho. O que se sabe é que o vereador vai renunciar o mandato ano que vem para disputar a presidência do Caprichoso. O primeiro NÃO ele já levou. O ex-presidente Carmona Oliveira não quis saber de ser seu vice. Carmoninha teve taquicardia só de ouvir o convite.

Carmona Oliveira recusou um convite: chega de maluquice.
Carmona Oliveira recusou um convite: chega de maluquice.

Lula lá

O candidato a presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chega a Manaus no dia 02 de setembro. Lula vem reafirmar seu compromisso com a Zona França de Manaus.

Mais um

Pela primeira vez, a lista de candidatos parintinenses a deputado federal vai superar a de estadual. Aldemir Satere está na espera do registro de sua candidatura.

No compasso da emoção, Ademir aguarda o registro de sua candidatura.
No compasso da emoção, Ademir aguarda o registro de sua candidatura.

Linhão

A Celeo Redes Brasil, empresa de origem espanhola, encarregada de trazer a energia produzida pela hidrelétrica de Tucurui até Parintins, está bastante otimista. A linha de transmissão está bem adiantada e poderá ser concluída no primeiro semestre de 2023.

Retorno

Depois de anos na Inglaterra, retorna à ilha de Las Picotas o eterno “curumim sapeca” Silvio Camaleão. Ao desembarcar, reencontrou-se com o músico Fred Góes. Os dois disputam o título de quem foi o primeiro a colocar o charango na toada.

Fred e Camaleão: um encontro de milhões
Fred e Camaleão: um encontro de milhões

Debate

Na opinião de internautas, Amazonino Mendes (Cidadania) “arrasou” no primeiro debate entre os candidatos ao governo do Amazonas, realizado pela Band Amazonas no último domingo. Wilson Lima (União Brasil) não compareceu e justificou a ausência em razão de um compromisso em Tabatinga.

Tempo é voto

Os candidatos ao governo do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) e Eduardo Braga (MDB) vão dispor do maior tempo no horário eleitoral gratuito para rádio e televisão. Cada um vai ter 65% do tempo de propaganda.

Braga e Lima somam o maior tempo da propaganda eleitoral.
Braga e Lima somam o maior tempo da propaganda eleitoral.

Ideologia

O ex-vereador Juscelino Manso (PSDB) é a metamorfose ambulante do pleito. Seus candidatos são: Simone Tebet (MDB), Omar Aziz (PSD), Amazonino Mendes (Cidadania), Adail Filho (Republicanos) e Thiago Abrahim (União Brasil).

Juscelino Manso e o seu novo líder político, o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro.
Juscelino Manso e o seu novo líder político, o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro.

Exposição

Alunos e professores da escola São José Operário apresentam a exposição Expressões Visuais dos Povos da Amazônia. É uma iniciativa artística e pedagógica que faz uma leitura sobre o imaginário indígena na Amazônia.

Dono da noite

Erick Siderval é o “cara” da noite parintinense. Sempre com atrações e inovações, ele fez do Tupinambar o ponto de encontro das pessoas de bom gosto. O lugar na praça do Cristo Redentor é um sucesso.

Erick Siderval
Erick Siderval: tudo começa no happy hour.

Pergunta da Semana

 



A Nêga Alencar é candidata?
😬

Até a próxima!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.