Coluna

Olha essa!

Notas pitorescas sobre política, negócios e entretenimento na ilha De Las Picotas.

Chance dos candidatos. Cardiologista na ilha. Fundão eleitoral. Pergunta do morador. Turismo na Valéria.

Coisas da ilha

Nesse período de setembro, uma cena típica de Parintins é a venda de camarão nas diversas bancas espalhadas pela cidade. O principal ponto é em frente ao Chapão. Elas são conhecidas como “as camaroeiras da região da Brasília”. Foto: Éder Repolho


Cotação

Com base nas últimas pesquisas de intenção de votos, quatro deputados federais têm chances reais de permanecerem no cargo: José Ricardo (PT), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Marcelo Ramos (PSD) e Silas Câmara (Republicanos).

Cotação II

Entre os novatos, três nomes lideram: Saullo Vianna (UB), Amom Mandel (Cidadania) e Adail Filho (Republicanos).

As pesquisas colocam Saullo Vianna e Marcelo Ramos como fortes candidatos à CâmaraFederal.

Cotação III

Com grande possibilidade de voltar ao parlamento: Vanessa Grazziotin (PCdB), Pauderney Avelino (UB) e Alfredo Nascimento (PL).

Lembrando

São oito vagas nessa disputa, que, a partir de hoje, entra em um período conhecido como “vai ou racha”. Também estão nessa briga: Átila Lins (PSD), Sidney Leite (PSD) e Fausto Junior (UB).

Prato cheio

As pesquisas apontam que Wilson Lima (UB) deve ir para o 2⁰ turno. Seu adversário está indefinido. Pode ser Amazonino Mendes (Cidadania) ou Eduardo Braga (MDB) que vem crescendo.

Crescente

A candidata Mayra Dias (Avante) chega com força total na reta final da campanha. Sua popularidade se espalha por Parintins, Nova Olinda, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Iranduba, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Nhamundá e Manaus. É possível que essa onda chegue em todo o Amazonas. É difícil dimensionar.

Mayra Dias: a onda chega em Iranduba

Crescente II

Para os analistas de plantão, Mayra já disputa as primeiras colocações do partido. Pelas projeções, o Avante deve eleger quatro deputados para Aleam. Uma dessas vagas está reservada para a Miss Brasil 2018.

Que fase

Com dificuldades para “vender” seu candidato a deputado estadual, o vereador Babá Tupinambá (PDT) tem viajado pelo interior do município prometendo “mundos e fundos”. Ao desembarcar no Mocambo, um morador perguntou “o senhor ainda divide a mesma laranja com Alexandre da Carbrás?”

Uma pena

Parece que a Voepass está deixando Parintins. A empresa aérea só está com um voo semanal e às vezes cancela.

Parece

Tudo caminha para que a assembleia do Garantido, marcada para amanhã, seja calma e serena. As vozes oposicionistas estão mais preocupadas com outra assembleia: a legislativa do Estado.

Parece II

O Conselho Fiscal do Garantido acaba de entrar com um pedido de adiamento da assembleia, alegando a “entrega tardia de balancetes referentes às contas do Boi Garantido a este conselho, e ainda o não repasse de balancetes mensais dos recursos que entraram nas contas do Garantido nos meses março, abril, maio, junho, julho e agosto de 2022”.

Conselho Fiscal: adiamento por atraso e falta de balancetes.

Parece III

A coluna se equivocou ao imaginar que seria um mar de rosas. Vem confusão pela frente.

Aclamação

Para o próximo ano tem eleição no Movimento Marujada. Sai Beto Vital e retorna Rogério de Jesus. Depois de sobreviver às intempéries, o MM voltou a ter prestígio, força e caixa.

Aclamação II

Quando perguntavam ao João do Carmo o que significava MM, ele respondia com ironia bem baixinho, “movimento mulher”. Careca é insubstituível.

Gleba

A prefeitura de Parintins prepara uma grande ação para revitalizar o sistema viário da área urbana da Vila Amazônia. Técnicos da Caixa Econômica e da Semosp estiveram quarta-feira no local para uma visita técnica. A obra está orçada em R$ 7 milhões e abrange 8.5 km de pavimentação e mais recapeamento.

Caixa Econômica e Prefeitura: tratativas para pavimentação e recapeamento na área urbana da vila.

Fato

Nesta campanha, a palavra fidelidade partidária está em desuso. Quem não tem voto procura se associar aos que têm, independente de partido, coligação ou federação. É um verdadeiro “salve-se quem puder”.

E Parintins?

Segundo os estudiosos no assunto, quatro representantes do município têm forte probabilidade de êxito nas eleições do legislativo estadual e federal. São citados Mayra Dias (Avante), Jander Lobato (PSB), Saullo Vianna (UB) e Marcelo Ramos (PSD).

E o Tony?

O deputado Tony Medeiros (PL), candidato à reeleição, também está no páreo. É possível que o partido faça dois. Têm quatro fortes candidatos disputando essas vagas. Ele tá no bolo.

Tony Medeiros: Duas vagas em disputa.

Semente

O vereador Alex Garcia (PSD) tem demonstrado nas conversas entre amigos que pretende viabilizar seu nome para presidência da Câmara em dezembro. Alex faz campanha para Omar, Wilson, Saullo e Mayra. Não vai faltar apoio.

Alex Garcia: foco na presidência

Passeio

O artista Freyzer Andrade vem movimentando os fins de semana no seu lodge. O Boca da Valéria encontra-se em fase de conclusão, de mas já começa a ser visitado. São pacotes turísticos com café da manhã, trilha, almoço e lanche da tarde. Sai da marina às 7h e retorna às 17h. A gastronomia é assinada pelo 3S Bistrô.

Freyzer Andrade: opção de turismo na Valéria

Na frente

Para o senado, a cada pesquisa Omar Aziz (PSD) se distancia na liderança. Coronel Menezes (PL) está encostando no segundo colocado, Artur Neto (PSDB).

Omar Aziz começa a se distanciar na liderança.

Vantagem

Dizem que alguns familiares “pegam santo” quando alguém levanta a possibilidade do Márcio ter mais voto que a Márcia em Parintins. Podem relaxar! Paixão está concentrado em Manaus.

Vantagem II

Márcia Baranda tem tudo pra arrebentar. Já recebeu R$ 1.351.473,52 do fundo eleitoral. Quase um milhão e meio de reais. “O cabeça vai gastar tudo, irmão”, analisa um ex-vereador.

Cabo eleitoral

Empenhado em conquistar votos para seus candidatos, o prefeito Bi Garcia (UB) não para. Depois de caminhar ontem à tarde nos bairros de Palmares e Nazaré, o cabo eleitoral mais requisitado do pleito foi à noite participar de uma reunião na ocupação do Castanhal. Foi recebido com festa.

Bi Garcia: toda hora é hora

Estratégia

Márcio Paixão (Avante) justifica que pretende primeiro “fechar” a capital para depois fazer Parintins. Se não se apressar, vai acabar justificando o voto pelo correio.

Márcio Paixão: sem tempo pra campanha em Parintins.

Consulta

A médica cardiologista Mayara Vasconcelos é a mais nova contratada do município para atender à população nas unidades básicas de saúde. Ela é parintinense e já começou a receber elogios pelo atendimento.

Mayara Vasconcelos: médica competente e cordial.

Chuva

A prefeitura de Parintins se prepara para fazer a entrega da ajuda humanitária às famílias atingidas pelas fortes chuvas de abril. Vários itens já chegaram ao município.


Pergunta da Semana



Será se vai ter candidato dando pino?
🤔

Até a próxima!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.