Coluna

Olha essa!

Notas pitorescas sobre política, negócios e entretenimento na ilha De Las Picotas.

Hemodiálise no Jofre. Saullo e Wilson na ilha. Prefeitura e Padre Colombo se entendem. Novo cacique da Baixa. Vereador em baixa

Coisas da ilha

O Rildo Maia clicou as torres de transmissão do linhão de Tucuruí erguidas às margens do Paraná do Ramos. Mais três já começam a ser erguidas na região do Macurany. Assim, o meio natural vai se modificando com a chegada de uma energia considerada limpa.

O Rildo Maia clicou as torres de transmissão do linhão de Tucuruí às margens do Paraná do Ramos. Mais três já começam a ser erguidas na região do Macurany. Assim, o meio natural vai se modificando com a chegada de uma energia considerada limpa.


Berço

As felicitações desta sexta-feira vão para o prefeito Frank Bi Garcia (UB), aniversariante do dia. Recebe os parabéns pela grandeza do seu coração, e por administrar Parintins de maneira inovadora, transformando o município em um lugar melhor para se viver. Vai ter bolo, sim!

Bi Garcia
Bi Garcia: parabéns pra você!

Celebração

A parintinense Cleia Viana, ex-secretária de cultura do município, recebe os elogios pela direção do espetáculo Acordes Visuais que celebrou ontem, no Teatro Amazonas, os 40 anos de carreira do artista plástico Rui Machado. O show teve as participações de Márcia Siqueira, David Assayag, Lucilene Castro, Mailzon Mendes e da Orquestra Amazonas Filarmônica.

Celebração II

Rui Machado também é compositor e aproveitou o embalo para comemorar 25 anos de carreira. Ele compôs com J. Carlos Portilho a toada Navegantes do Folclore, um dos clássicos do Boi Caprichoso e do Festival de Parintins. No hall do teatro, o artista brindou seus convidados com uma bela exposição de telas.

O homenageado Rui Machado entre as amigas Cleia Viana e Mazé Mourão.
O homenageado Rui Machado entre as amigas Cleia Viana e Mazé Mourão.

Pé na estrada 

O candidato a deputado federal Saullo Vianna (UB) faz barulho na ilha hoje, às19h, na Nações Unidas. A movimentação faz parte da largada oficial da campanha eleitoral do candidato. Presença confirmada do governador Wilson Lima (UB), candidato à reeleição. Parintins tem um simbolismo especial. Saullo mantém os laços de familia, de amizade e de trabalho com o município.

Saullo Vianna
Saullo Vianna: lançamento com cheiro de vitória.

Urucubaca

O vereador Babá Tupinambá (PDT) precisa tomar uns banhos urgentes. Não que ele esteja azedo, é má fase mesmo. Tem candidato que não atende mais sua ligação, levou um NÃO de um ex-presidente de boi e agora passou esse “carma” para a Proshow. Pela segunda vez, vários equipamentos de som foram furtados do depósito da empresa. Do jeito que vai, se olhar para o céu, urubu cospe na cabeça dele.

Amaciante

Parintins ganhou um novo empreendimento no bairro do Palmares. Foi inaugurada no início de agosto a Acqua Lavanderia. Não vai ser mais preciso enviar edredons para a capital.

Pra frente

Com início da propaganda eleitoral, a campanha de Mayra Dias (Avante), candidata a deputada estadual, vem dominando as principais redes sociais. Com um estilo moderno e arrojado, a Miss Brasil 2018 dá o seu recado.

Mayra Dias
Mayra Dias: um começo forte nas redes sociais

Céu de brigadeiro

Vivendo uma vibe boa, o presidente do  Caprichoso, Jender Lobato, reabre a Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale depois de quatro anos fechada. Em parceria com o Cetam, a escolinha vai oferecer cursos voltados ao turismo cultural. Todas as vagas foram preenchidas.

Jogo de cintura

Falando em Jender Lobato, nesta campanha política ele vai ter que usar de sua habilidade para não permitir um racha no grupo do  Caprichoso. Dois itens do bloco musical estão chateados por causa de uma tremenda fofoca em torno de candidaturas.

Bola de cristal

Após o plantio da Árvore do Viajante, simbolizando novos horizontes, o primeiro-ministro do Garantido… Ops, o  primeiro diretor administrativo do Garantido,  Adson Silveira Buretama, agora homologado, vislumbra a possibilidade de se  tornar o novo cacique da Baixa. Se tudo der certo, ele corre o risco de ser apontado para suceder Antônio Andrade.

Árvore do Viajante
Árvore do Viajante : só não pode viajar na maionese.

Risos

A candidata a deputada federal Márcia Baranda (MDB) estava numa mesa animada no Wassai da Av. Amazonas. Márcia gosta de ser chamada de “futura”. A gargalhada se ouvia no closet de H. Maia. Na saída, “a futura vai pagar a conta?”, perguntou um. “Na próxima eu pago”, foi a resposta. Não deu para saber se a “futura” é para 23 (bovina), 24 (partidária) ou se é pra essa. Haja açaí e tapioca!

Pra frente, Brasil!

Depois de fazer a pré-campanha para o candidato Eduardo Braga (MDB) ao governo, o deputado Silas Câmara (Republicanos), candidato a reeleição, mudou de lado. Agora é Wilson Lima (UB). Eduardo é Lula e Silas é Bolsonaro. É Rio Negro e Solimões.

Visual

A Câmara Municipal está com o plenário repaginado e com avaliação positiva no quesito transparência. Na gestão do presidente Mateus Assayag (PP), a casa legislativa alcançou o melhor desempenho entre as 61 cidades do interior do Amazonas na avaliação feita pelo MPC-AM.

Mateus Assayag
Mateus Assayag: destaque em transparência

Sentimento

Sempre presente nas eleições de Parintins, o artista Rossy Amoedo vai passar a campanha eleitoral longe da ilha. Sua candidata ao governo de Roraima, Teresa Surita (MDB), está muito bem nas pesquisas e pode vencer as eleições. Para 2023 cresce um sentimento Caprichoso de que chegou a vez do Rossy.

Rossy Amoedo: é um sentimento porreta.
Rossy Amoedo: é um sentimento porreta.

Expectativa

As atenções estão voltadas para a primeira pesquisa eleitoral em Parintins após o registro das candidaturas e o início da campanha. Dois institutos estão em campo. Quem está na frente? Ninguém sabe. O Paixão está ansioso e o Briglia também.

Expectativa II

Se desenha uma disputa acirrada entre Marcelo Ramos (PSD) e Saullo Vianna (UB) para deputado federal. Os dois parlamentares foram os campeões de emendas para Parintins. Na Câmara Federal, Marcelo investiu na saúde, educação e assistência social. Na Assembleia Legislativa, Saullo destinou emendas para educação e saúde.

Belle Époque

O colorido e a suavidade dos ipês da Av. Djalma Batista, em Manaus, encantam os amazonenses. A florada virou o cartão postal da Paris dos Trópicos. A beleza das flores pela avenida é um dos assuntos mais comentados na internet, disputando com o golaço do Pedro na vitória do Flamengo sobre o Atlético Paranaense.

Av. Djalma Batista
Av. Djalma Batista: a beleza da capital

Tik-tok

Em uma rodada na Pizzaria Artesanal, um grupo de seis pessoas estava elogiando a “pegada sutil” do marketing da campanha eleitoral de Amazonino Mendes (Cidadania) e Omar Aziz (PSD). O papo era de que os dois estão “voando” no quesito emoção.

História

Na posse do ministro Alexandre de Moraes, seis representantes do Amazonas passaram pelo tapete vermelho: o ministro Mauro Campbel, corregedor-geral eleitoral; o advogado Beto Simonetti, presidente nacional da OAB; o jornalista Wilson Lima, governador do estado; os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga; e o deputado federal Marcelo Ramos. Os dois primeiros discursaram no evento.

Entre os 22 governadores presentes na posse, estava o governador do Amazonas, Wilson Lima.
Entre os 22 governadores presentes na posse, estava o governador do Amazonas, Wilson Lima.

Tática

Os candidatos “de fora” encontraram um jeito de levar gente para suas reuniões. O lugar preferido é o restaurante Du Preto. A reunião é marcada ao meio-dia, hora do almoço. Lá funciona um self-service. Quem passa na rua é chamado para entrar. O ambiente fica lotado. Depois fazem selfies, postam no face e retornam ao aeroporto felizes e confiantes.

Ancoragem

Ontem a equipe Seja Digital esteve no porto de Parintins para escolher o lugar onde vai ficar a caixa de ancoragem e o data center modular. Esses equipamentos vão se conectar ao cabo óptico subaquático para atender os usuários com internet de alta velocidade e estabilidade. Falta pouco.

Seja Digital
Seja Digital: empresa escolhe local para instalação de equipamentos.

Regresso

O prefeito Bi Garcia (União Brasil) fez aumentar o índice de aprovação do seu governo. O hospital Jofre Cohen vai atender pacientes renais crônicos com sessões de hemodiálise nas dependências da Unidade de Terapia Intensiva. Vários parintinenses foram obrigados a morar em Manaus por falta desse serviço.

Regresso II

A prefeitura adquiriu onze leitos de UTI e duas máquinas de hemodiálise. O governo do estado entrou com a equipe técnica para colocar em funcionamento esses atendimentos de alta complexidade. O município é pioneiro no interior do Amazonas. O parintinense já pode pensar em voltar.

Hemodiálise ambulatorial
Hemodiálise ambulatorial: um dia histórico para Parintins.

Top 5

O Real Time1 acompanha semanalmente a interação do público com o conteúdo postado por candidatos nas redes sociais. Na semana de 8 a 15 de agosto, no facebook, o engajamento nos posts dos deputados Saullo Vianna (UB) e Tony Medeiros (PL) está entre os cinco primeiros. Ricardo Nicolau (Solidariedade) lidera.

Desse jeito

Tem vereador aqui na ilha que já está no segundo candidato a governador. Até o final da campanha ele chega no quarto.

Quente

Depois de um bom tempo com problemas no sistema de refrigeração nas salas de aula, o CETI Gláucio Gonçalves festejou a chegada de uma empresa contratada para serviços de manutenção. A Seduc teve a sensibilidade de perceber que estava difícil estudar e lecionar nesse calor de 39⁰.

Mudança

Pela segunda vez, o governador Wilson Lima (UB) faz mudança no comando do marketing de sua campanha política. Entra Egberto Batista, velho conhecido de Amazonino, com a missão de impulsionar as intenções de votos para a sua reeleição.

Egberto Miranda
Egberto Miranda: alerta vermelho nas pesquisas.

Aprazível

Bonito pela própria natureza, o balneário Cantagalo vem recebendo elogios pelo serviço de bar e restaurante. Uma gastronomia boa e de ótimo preço. O permissionário Marcos Taveira é o responsável pelo sucesso.

Novos tempos

A relação entre a Prefeitura de Parintins e gestão do hospital Padre Colombo vive novos tempos. Em reunião entre o prefeito Bi Garcia e o Frei Francisco, membro da Fraternidade Franciscana (entidade que passou a gerir o hospital Padre Colombo), ficou muito claro o intuito dos dois lados: estender os atendimentos realizados e firmar mais parcerias entre a Prefeitura e hospital.

Novos tempos II

O alinhamento de mais parcerias feito por Bi Garcia e Frei Francisco buscará qualificar a assistência em saúde a pacientes de Parintins e municípios do Amazonas e oeste do Pará. Fala-se até em utilização de navio hospital em diversas ações.

Prefeitura e Padre Colombo: parceria a serviço do povo.
Prefeitura e Padre Colombo: parceria a serviço do povo.

Lazer

Dias 09, 10 e 11 de setembro, na praia do Banzeiro, acontece o Festival de Verão do Caburi. O evento reúne competições esportivas, shows musicais e escolha da garota verão. Prepare o protetor solar.

Praia do Banzeiro
Praia do Banzeiro: lugar de gente feliz

Paleta

Desde quarta-feira acontece, no hall do Colégio Batista de Parintins, a V Exposição Estudantil de Artes Faça-se Luz. As telas são de autoria de alunos do professor Miguel Carneiro. O espaço está bastante movimentado. A exposição encerra-se hoje.

exposição estudantil.
Faça-se Luz: uma bela exposição estudantil.

Pergunta da Semana



Quem vai ser o “foba” pra federal aqui na ilha?
🤪

Até a próxima!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.