Coluna

Olha essa!

Notas pitorescas sobre política, negócios e entretenimento na ilha De Las Picotas.

Mayra reúne 10 mil pessoas. Juscelino no palanque. Omar e Eduardo na ilha. Tranquilidade no garrote. Truque e delírio na campanha

Coisas da ilha

Sobrevoando a cidade com seu drone, o talentoso Rafael Prado registrou a majestosa Av. Amazonas com seu arvoredo e sua iluminação de led

Sobrevoando a cidade com seu drone, o talentoso Rafael Prado registrou a majestosa Av. Amazonas com seu arvoredo e sua iluminação de led. Linda, né?


Pés no chão

Ontem à noite, Mayra Dias (Avante), candidata à deputada estadual, fez a abertura oficial do comitê de campanha com uma multidão cantando o seu jingle. Em caminhada, mais de 10 mil pessoas saíram da praça de São Benedito até o o Planeta Boi, hoje, Planeta Mayra.

Pés no chão II

Dominando as ruas por onde passa, Mayra encanta com simplicidade e descontração. O contato com os moradores é um misto de emoção e alegria. Os selfies são instantâneos e constantes. A rua é sua nova passarela. “Ela arrasa!”, disse uma moradora da Baixa do São José.

Mayra Dias: uma caminhada de sucesso.
Mayra Dias: uma caminhada de sucesso.

Pés no chão III

O prefeito Bi Garcia (UB) acompanha tudo de perto e não esconde a satisfação pelo desempenho da esposa. Catalisador de votos, o “cabo eleitoral” mais vitorioso nas eleições municipais trabalha diuturnamente para que Parintins tenha sua representante na Assembleia Legislativa do Amazonas.

Brilhante 

Um dos oradores na noite de ontem, no comício de Mayra Dias, foi o professor Maildson Fonseca. O ex-vereador merece o registro pelo exemplo de vida que fez questão de destacar. Foi gari, secretário de educação e hoje tem doutorado.

Nosso encontro

No comício de sábado, programado para o bairro de Palmares, o ex-vereador Juscelino Manso (PSDB) poderá estar ao lado do prefeito Bi Garcia (UB) pedindo voto para o senador Omar Aziz (PSD), candidato à reeleição.

Nosso encontro II

Quando vereador, Juscelino Manso foi líder do prefeito no seu segundo mandato. Hoje são adversários políticos em quase todas as eleições. Nesse embate, Manso ainda não teve a sorte de ganhar.

Na frente

Liderando as pesquisas do Instituto Ipec, Omar Aziz (PSD) está sendo aguardado para o comício de amanhã. Conhecido nacionalmente pela postura firme ao presidir a CPI da Covid, o senador amazonense tem o mérito de pressionar o governo federal a comprar vacinas, ou seja, salvar vidas.

Omar Aziz: o líder nas pesquisas vem pro comício de sábado.
Omar Aziz: o líder nas pesquisas vem pro comício de sábado.

Dudu

Outra presença confirmada para o comício de sábado é a do senador Eduardo Braga (MDB), candidato ao governo do estado. Braga é o terceiro colocado na última pesquisa de intenção de voto do Ipec. Com grandes investimentos no município, o senador está certo que a grande arrancada de sua candidatura vai começar em Parintins.

Dudu II

Para esse comício, o atual prefeito de Parintins deve reafirmar seu apoio ao senador Eduardo Braga (MDB). O volume de investimentos proveniente das emendas do senador é determinante para esta decisão. Bi Garcia (UB) mantém sua coerência política adotada em outras eleições.

Eduardo Braga: presença confirmada no Palmares.
Eduardo Braga: presença confirmada no Palmares.

Esquenta

Segundo os organizadores, a expectativa de público para o comício de sábado é mais de10 mil pessoas.

Enredo

Os amigos próximos da vereadora Márcia Baranda (MDB), candidata à deputada federal, estão comentando sobre a sua indecisão de ir ou não ir na grande concentração política de sábado. Márcia apoia Artur Neto (PSDB) para o senado federal. O senador Omar Aziz (PSD), candidato à reeleição, vai estar no mesmo palanque.

Enredo II

Acontece que a vereadora apoia também o senador Eduardo Braga (MDB) ao governo do estado que também é presença confirmada no evento. Márcia é antiga aliada de Braga. “Vai sua boba”, disse uma grande amiga desde o tempo do boi. “Só iria se viessem aqui me convidar”, disse uma outra imaginando a candidata ser a rainha do deserto.

Márcia Baranda: sem chances pra federal, sonha com a municipal.
Márcia Baranda: sem chances pra federal, sonha com a municipal.

Enredo III

Márcia Baranda (MDB) está nesta eleição com os olhos vidrados em 2024. A candidatura à Câmara Federal é apenas um truque. O MDB só tem dois candidatos a deputado federal. É impossível eleger alguém. A estratégia é usar a estrutura de campanha para alavancar seu nome. Só precisa combinar com os “russos”.

Aconteceu

Quando o governador Wilson Lima (UB), candidato à reeleição, patinava nas pesquisas de intenção de voto, algo em torno de 5%, ano passado, um dos poucos que acreditava em uma virada era o deputado Saullo Vianna (UB). Quarta-feira, o JN divulgou a pesquisa para o governo do Amazonas.

Aconteceu II

O Instituto Ipec ouviu 800 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto em 20 cidades do Amazonas. Para o governo do estado aparecem empatados na liderança Wilson Lima (UB) 30% e Amazonino Mendes (Cidadania) 30%. Depois vem Eduardo Braga (MDB) 16%, Ricardo Nicolau (Solidariedade) 5%, Carol Braz (PDT) 2% e Henrique Oliveira (Podemos) 2%.

Wilson Lima sobe e empata na liderança

Linha tênue

Os amigos estão achando que a relação de amizade entre o prefeito de Parintins Bi Garcia e o presidente do Caprichoso Jender Lobato deu uma “trincada”.

Tourada

Hoje começa em Barreirinha a disputa entre Touro Preto e Touro Branco. Depois de dois anos, a disputa volta acontecer no Touródromo. Marcos Felipe, Ornelo Reis e Adriano Aguiar são atrações como itens no azul e branco. Enéas Dias é Amo do Boi no vermelho e branco.

Marcos Felipe: ídolo da galera azulada
Marcos Felipe: ídolo da galera azulada

Risos

O juiz Mauro Antony está cheio de felicidade. O samba de enredo que ele assina em parceria com outros compositores amazonenses foi classificado. A escola de Oswaldo Cruz e Madureira vai comemorar 100 anos na Sapucaí.

Tranquilidade

A paz voltou a reinar no Boi Garantido. Graças a Deus!

Tranquilidade II

O período está tão calmo e sereno que hoje a maior preocupação do diretor Adson Silveira Buretama é descobrir o dono de uma carcaça de batelão abandonado próximo ao pier da Cidade Garantido.

Tranquilidade III

Tem gente afirmando que é resto de uma alegoria do item Figura Típica Regional de 1999.

Resto de embarcação: de quem é?
Resto de embarcação: de quem é?

Bom dia

Quem faz sucesso nas manhãs da ilha é o Gato Preto. Instalado no histórico Mercado Municipal Leopoldo Neves e no pier da Praça Cristo Redentor, o café regional agrada pela qualidade e pelo atendimento. Marcelo Oliveira contabiliza um número expressivo de clientes nos dois pontos e no delivery. A marca inaugurou mais um espaço no SESI.

Gato Preto: sinônimo de bom gosto
Gato Preto: sinônimo de bom gosto

Impressão

Observadores de plantão estão dizendo que a campanha eleitoral em Parintins só começou para Saullo Vianna e Mayra Dias. As demais estão “não sei se vou, não sei se fico”.

Ferida

Amigos do Sabá Reis (Avante) estão preocupados. Sabá ainda não se recuperou do fato de ter sido preterido na escolha do vice de Wilson Lima (UB). Não sarou.

Jogo de cintura

O vereador Telo Pinto (PSDB) é presença constante nas caminhadas. É um forte aliado de Bi Garcia (UB). Telo é raiz, vem da base, é respeitado no grupo, apoia incondicionalmente Mayra. Nesta eleição, a disputa pelo governo do estado coloca o aliado em lado oposto. O vereador apoia Wilson e o prefeito apoia Braga. A maturidade e a democracia preservam o entendimento.

Telo Pinto: presença nas caminhadas

Confiante

Israel Paulain (Cidadania), candidato a deputado federal, faz suas projeções. Israel imagina que o vereador de Manaus, Amon Mandel (Cidadania), vai se eleger deputado federal com 400 mil votos. Se isso acontecer ele entra no embalo.

Amon e Israel: tudo pode acontecer.
Amon e Israel: tudo pode acontecer.

Confiante II

Ninguém dúvida que Amon será bem votado. As pesquisas apontam isso. Ele lidera as intenções de voto. O que não está batendo são esses números levantados pelo apresentador do Boi Garantido, algo delirante. Bem, sonhar não custa nada!


Pergunta da Semana



Afinal, o Padre Colombo está funcionando?
😬

Até a próxima!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.