Coluna

Olha essa!

Notas pitorescas sobre política, negócios e entretenimento na ilha De Las Picotas.

Omar está satisfeito com Parintins, Mayra aplaudida, Caprichoso sabotado e assembleia do Garantido com cara de DGE

Coisas da ilha

Na modalidade transporte alternativo, esse ainda oferece uma “sombrinha” para evitar o excesso de vitamina D. A imagem foi registrada na estrada do Macurany


De volta

Assim como o festival e o arraial, também estamos de volta. Essa pandemia mexeu com “nosso corpo, nosso espírito”. Ficamos meio desconectados, mas agora já passou. Portanto, (Tony Medeiros adora essa palavra) a partir de agora “estamos aqui para o que der e vier/ só nossa vitória é o que gente quer”.

Rebordosa

As palavras do presidente campeão, Jender Lobato, em uma emissora local, sobre uma sabotagem sofrida pelo Boi Caprichoso na primeira noite de festival, ainda martelam a cabeça dos torcedores do Palmares e da Francesa.

Rebordosa II

A coisa foi tão pesada que além do corte do cabo do rapel que levaria pessoas içadas pelo guindaste, o suspeito fez uma farra psicotrópica na concentração. Distribuiu tanto pó que parecia a entrada do Fluminense no Maracanã. Só que o pó não era de arroz.

rapel dos vagalunes
Após esta bela abertura da primeira noite do Boi Caprichoso, cabos do rapel foram cortados

Rebordosa III

Uma fonte afirmou que “as peças estão encaixando”. A intenção era provocar a derrota do Caprichoso, enfraquecer o atual presidente e tentar colher bônus eleitoreiros em 2023, ano de eleição no boi. “Quem foi?”, perguntou um interessado. “Só pode ser o rei das babaquices”, atalhou uma famosa torcedora do curral.

Oráculo

Os experientes no assunto apostam que após o registro das candidaturas, nomes de Mayra Dias (Avante) e Saullo Vianna (União Brasil) devem liderar as pesquisas de intenção de votos em Parintins para estadual e deputado federal.

Estreia

Falando nisso, teve boa repercussão nas redes sociais a participação da primeira dama do município em recente manifestação de apoio ao senador Omar Aziz (PSD). Em carro aberto desde o aeroporto, Mayra Dias esbanjou simpatia e recebeu demorados aplausos ao ser anunciada no ginásio Seo Jovem.

Mayra Dias
Mayra Dias faz estreia na pré-campanha sob aplausos.

Decisão

O prefeito Bi Garcia (União Brasil) está muito próximo de anunciar seu candidato ao governo do Amazonas. Conversa de bastidores aponta que o nome do senador Eduardo Braga (MDB) está em paridade com o dólar: em alta!

Decisão II

Confirmado, Braga poderá turbinar sua candidatura com o apoio de quatro prefeitos dos maiores colégios eleitorais do Amazonas, depois de Manaus: Parintins, Manacapuru, Itacoatiara e Coari. E pode engrossar o caldo com o apoio de Lula.

Bi Garcia dá indicativos que Eduardo Braga poderá ser o escolhido.

No tombo da maré

Na Câmara Municipal de Parintins, o governador Wilson Lima (União Brasil) contabiliza o apoio da maioria dos vereadores para a sua reeleição. Dos treze legisladores, apenas quatro não estariam com ele.

Em Manaus, vereadores parintintin acertam os passos com Wilson Lima.

Emoção

Perfeito na oratória, o deputado Marcelo Ramos (PSD) sensibilizou boa parte da imprensa em um jantar oferecido no Amazon River. Além de prestar contas de seu mandato, o neto de Manoel Teixeira reviveu parte de sua trajetória com exemplos de superação que mexeu com o coração dos presentes.

Embalado

“Feliz da vida” é como os amigos definem o estado de espírito do senador Omar Aziz (PSD) depois de sua estada em Parintins. Cumprindo uma agenda de pré-campanha, Aziz participou de uma grande carreata, recebeu carinho nas esquinas, foi ovacionado no ginásio e no dia seguinte deu uma baita entrevista nas emissoras de rádio. Saiu com as baterias renovadas.

Omar Aziz reúne multidão e recebe carinho de populares.

Vendaval de amor

Voltou a esquentar o clima na Baixa do São José com a noticia-crime protocolada no Ministério Público contra os “desmandos no Garantido”. A ação é liderada por Gaspar Medeiros. Para jogar mais coisa no ventilador, o ex-amo do boi entrou com uma Ação de Tutela Provisória de Urgência pedindo o afastamento do presidente e toda diretoria.

Pra cima!

Demonstrando uma tranquilidade chinesa, o presidente Antônio Andrade convocou os sócios para este final de semana para homologar a nova diretoria e prestar contas de sua gestão. Andrade é resiliente e calculista. Um sócio experiente no assunto disse que essa assembleia de domingo está com cara de DGE: “esperamos tanto e não aconteceu nada”.

Antônio Andrade - Presidente do Boi Garantido
Antônio Andrade: “quanto maior o desafio, maior é a minha vontade de lutar”.

Lá de Faro

Já tem gente achando que essa fase turbelenta que vive o presidente Antônio Andrade é coisa de feitiçaria.

Passaporte

Depois do sucesso da apresentação do Boi Corre-Campo no 64⁰ Festival Folclórico do Amazonas, realizado em Manaus, Fred Goes chega com a esperança de retornar ao núcleo artístico do Garantido. O “profeta da baixa” contribuiu para mais um título de campeão para o bumbá da Cachoeirinha.

Do Corre-Campo para o Garantido: Fred Goes está de volta.
Do Corre-Campo para o Garantido: Fred Goes está de volta.

Frasquinho

Os amigos estão achando que o Adson Buretama enfiou o pé na jaca ao aceitar o cargo de diretor administrativo no Garantido. Ele pensa diferente. Está super empolgado.

Talibãs

Ida Silva e Ana Miranda podem compor chapa nas próximas eleições do Garantido. Elas são “pau de dar em doido”. Não foi fácil enfrentar os trabalhadores enfurecidos por falta de pagamento.

Números

O balanço do 55⁰ Festival Folclórico de Parintins impressiona. Segundo a Capitania dos Portos foram 1.016 embarcações trazendo 107.300 mil passageiros. Por via área, entraram e saíram 18 mil pessoas. Esse público recorde injetou R$ 112,6 milhões na economia parintinense.

Cobrança

O presidente da Câmara Municipal, Mateus Assayag (PL), cobrou do DNIT a reabertura imediata do Terminal Hidroviário de Parintins. “É um absurdo o que vem acontecendo, pois há mais de dois anos o nosso terminal está desativado, operando com restrições ou sem operações”, disse Assayag. Resumindo: um porto de lenha.

mateus assayag
Mateus Assayag: as balsas do porto foram embora e sem perspectiva de devolução.

Mansidão

O eterno candidato Juscelino Manso (PSDB) não será candidato nesta eleição. Cansado de tanta amargura nas urnas, preferiu ser apenas um mero cabo eleitoral. Não cheirou bem o anúncio de seus candidatos a deputado estadual e federal. Houve reação contrária por parte de seus apaniguados.

Diferença

Em tempos remotos, durante a procissão de N. S. do Carmo, Artur Neto (PSDB) recebia inúmeros afagos por conta da popularidade do prefeito Bi Garcia (União Brasil). Este ano foi bem diferente. O ex-prefeito de Manaus teve que se contentar com a companhia exótica do ex-vereador Cabeça. Os Cardoso “fecharam” com o candidato tucano.

Sob a batuta de um ex-vereador, Artur Neto seguiu a procissão.
Sob a batuta de um ex-vereador, Artur Neto seguiu a procissão.

Embolou

Segundo a Real Time Big Data, o governador Wilson Lima (União Brasil) empatou com Amazonino Mendes (Cidadania) na pesquisa de intenção de votos realizada entre os dias 23 e 25 de julho. Os dois aparecem com 28% da preferência para governo do Amazonas. Eduardo Braga (MDB) vem em seguida com 17% e Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 5%. Foram ouvidos 1500 eleitores por telefone. A pesquisa foi registrada no TSE.08- Wilson e Amazonino chegam empatados nas convenções.

Saia justa

Em recente manifestação política na ilha, Vanessa Grazziotin (PCdB) se embaraçou. Ao tecer duras críticas ao governo Bolsonaro pela alta da inflação, gasolina cara e gás de cozinha idem, a ex-senadora virou-se para o Zezinho Faria e perguntou “não é, Zezinho?”. O secretário municipal fez cara de paisagem. Grazziotin não sabia que o Faria é bolsominion roxo.

Laços de família

Quatro famílias parintinenses estarão com candidatos disputando vagas na Câmara Federal em outubro próximo. Por ordem alfabética: Israel Paulain (Cidadania), Marcelo Ramos (PSD), Márcio Paixão (Avante) e Saullo Vianna ( União Brasil). Marcia Baranda poderá ser a quinta.

Israel, Marcelo, Márcio e Saullo: uma supersafra de federal por Parintins.
Israel, Marcelo, Márcio e Saullo: uma supersafra de federal por Parintins.

Lâmina

O deputado Tony Medeiros (PL), integrante da coligação apelidada de “Maria Antonieta” (alguém vai pra degola), já calcula seus votos. Um sobrinho diz que “ele arrebenta lá fora, mas aqui é mais embaixo”. Parintins seria uma “intera”. Medeiros disputa com Cabo Maciel, Terezinha Ruiz e Delegado Péricles. Dizem que só escapam dois.

Night fever

Parintins ganhou duas casas noturnas em ritmo de boate. Studio Nill e Aldeia. Dois lugares de excelente bom gosto.

Festribal

O governador Helder Barbalho confirmou presença na festança de Juruti. É a primeira vez que um governador paraense participa. Vai ser o primeiro grande evento coordenado por Sebastião Jr, Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Desporto. Sabá é ex-levantador de toada do Boi Garantido.

Sebastião Jr
Sebastião Jr: o grande nome na organização do Festribal.

Faz me rir

A prefeitura de Parintins começou a pagar o salário dos servidores e mais 50% do décimo. De acordo com os números da Secretaria Municipal de Finanças, serão mais de R$ 17,5 milhões injetados na economia da Ilha de Las Picotas.


Pergunta da Semana

Na assembleia de domingo, Antônio Andrade cai ou não cai? 🤔


Até a próxima!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.